Oi, pessoal.
Muito se fala nos grandes obstáculos de um trabalhador ao cumprir metas e enfrentar desafios cada vez mais árduos, principalmente quando a percepção de lucro está enevoada pelas questões financeiras nebulosas do país, não é mesmo? Porém, existe alguma forma de lidar com metas de maneira mais simples alavancando o seu negócio, mesmo que atuando no seu trabalho individual?
A sua tomada de decisão gerencial para com as suas metas pode alterar a forma como toda a sua empresa lida com os desafios!
A resposta é um sim sonoro! Você inicia modificando a sua rotina e afeta todos os seus colegas de trabalho com modelos mensuráveis de controle e resultado. Pensando nisso, agrupamos algumas informações valiosas para você enfrentar essa nuvem de obrigações e – por que não? – até mesmo se divertir no processo.
1 – Não use um binóculo para enxergar suas metas!
Assim como seu braço se estica para alcançar um objeto pouco distante, não adianta forçar a vista para enxergar metas difíceis de se cumprir. Suas metas precisam ser palpáveis através de tarefas mais realistas e mensuráveis. Dessa forma, elas se tornam mais próximas de realização, mesmo sem perder o desafio.
2 – Quais são os seus indicadores de performance?
Seu desempenho só é favorável se sua empresa ou você mesmo entende que o monitoramento constante de dificuldade, tempo e retorno são fundamentais para o cotidiano e alcance de metas. Muitos empreendedores não conseguem estabelecer metas ou até mesmo mensurar o esforço de sua atividade diária, sob a desculpa de que realizar a próxima tarefa é mais importante do que calcular o êxito da anterior. Para mudar esse paradigma, basta se concentrar no planejamento esperado de tempo, recursos e pessoas antes mesmo de começar a enfrentar sua planilha de status ao invés de retomar à tarefa concluída anteriormente.
3 – Dividir é lei!
Uma vez que você definiu tempo, recursos e pessoas para o alcance dos seus objetivos, cada uma dessas prioridades se tornam automaticamente suas tarefas, resultado da divisão de uma meta em algo mais prático e exequível. 😉 #ficaadica
4 – Rotina é fundamental!
Encare a conclusão de sua planilha de ‘to-dos‘ através de uma rotina de tarefas sempre visível para que você não perca o foco de seus entregáveis e compromissos para a obtenção dos resultados. Mal ou bem, de nada adianta planejamento inicial se a operacionalização se torna rala com o passar de algumas poucas semanas. Aproveite e contemple soluções que possam otimizar a sua rotina e não fique refém de tarefas que poderiam ser resolvidas mais facilmente.
5 – Revise sempre.
Não conseguir cumprir as suas tarefas pode ser um indicativo de que você precisa rever prazos e esforço novamente. Por outro lado, finalizar tarefas muito rapidamente podem te tirar a motivação e aquele gostinho de ‘mais uma skill’. Criar um sistema próprio de objetivos requer atenção e revisão constante, até mesmo para que a sua iniciativa se torne um modelo a ser lecionado para o alcance de metas de outros colaboradores da empresa.
6 – Comemore!
Não é a toa que encaramos um marco em um projeto como o sucesso da entrega de metas. Os marcos servem para demonstrar a todos os membros da equipe que o projeto está andando e que a linha de execução está sendo cumprida. Estabelecer metas desafiantes e aceitar o sucesso devem andar de mãos dadas para instigar o esforço da equipe na obtenção dos resultados. Agora, coma um doce e tome um cafezinho para comemorar! Você merece! \o/
Até a próxima!