Olá, amigos.

Já comentamos sobre a crise e o que isso afeta em nosso dia a dia empresarial. Permeamos a gestão de mudanças e o que devemos modificar em nossa equipe ou toda a corporação para nos adaptarmos às realidades mutáveis de nosso mercado e nos mantermos competitivos. No entanto, existem situações que necessariamente pedem tomadas de decisões drásticas e que afetam o cerne da cultura organizacional. Estou me referindo ao plano de negócios.

Muitos empresários e gestores tem dúvidas em como elaborar o plano de negócios de sua empresa, mas o principal entendimento sobre esse guia corporativo é entender que ele não é um documento engessado e imutável e que alterações e atualizações são extremamente necessárias e bem-vindas em cenários como o da atual crise financeira do país. Por assim dizer, qualquer empresa – consolidada ou startup – precisa revisar o seu plano de negócios para enfrentar a sua realidade de mercado.

O segredo é simples: investigação.

Como iniciar a (re)formulação do plano de negócios de sua empresa?

Comprove que o background mudou e não seja leviano sem realizar qualquer conferência de dados internos de micro e macroambientes sem uma pesquisa minuciosa. O importante é enxergar esses indicadores e trazê-los à tona. Por isso, organizamos algumas dicas para identificar essas informações e para você tirar proveito de uma verdadeira reorganização no plano de negócios de sua empresa.

1 – Enxergue suas propostas internas

Aonde você quer chegar? Trabalhar em situações de economia enfraquecida podem iludir toda uma corporação a propiciar lucro de forma desesperada e sem calcular os verdadeiros esforços para a obtenção de resultados satisfatórios. Para isso, é necessário realizar projeções realistas em que o envolvimento da equipe gere o comprometimento necessário em uma proposta exequível e tangível ao cenário da empresa, associada a indicadores de desempenho relevantes e mensuráveis. Falamos em como atribuir metas claras para o seu negócio há pouco tempo, lembra? E mais! Sua análise de breakeven, cálculo de retorno sobre o investimento para pagar os custos da operação, precisa estar clara para que essas projeções sejam tomadas como sustentáveis e motivadoras.

2 – Visualize o seu propósito de negócio

Qual a oportunidade que você está se propondo a abraçar – ou melhor – que problema/lacuna de mercado você está resolvendo/preenchendo com a oferta de seus serviços e produtos? Um plano de negócios precisa ser adaptado para que concorrentes e novos entrantes não sejam capazes de dissolver a entrega de solução que você se propõe e essa mensagem precisa estar muito clara na mente de seus consumidores, principalmente no que tange aos diferenciais frente às demais ofertas da praça.

3 – Vislumbre talentos para incorporar ao seu time

Uma vez que seu plano de negócios está quase redondo, você precisa selecionar quem será capaz de executá-lo e é imprescindível avaliar os perfis de seus atuais funcionários e cogitar novos candidatos para que a operacionalização não destrua horas a fio em planejamento. Meu compromisso é ser sincero com você, caro leitor, e profissionais com histórico de estagnação quanto a atualização de seus processos de trabalho podem diminuir a velocidade da aplicação de seu plano de negócios. Não estou falando em demissão, até porque comentamos sobre como os funcionários podem ajudar a sua empresa em momentos de crise. Colaboradores com experiência nos novos cenários que sua empresa está adentrando é de grande valia e treinamentos e novas contratações podem se tornar necessárias.

4 – Enxugue custos e identifique a necessidade de investimentos e empréstimos

Às vezes, para a roda girar precisamos de um combustível adicional e capital externo são clarins para empresas de todos os portes e experiência no mercado. Um bom plano de negócios precisa contemplar a contenção de despesas e a melhor solução de investimento/empréstimo associada ao tempo e porcentagem de retorno. Avalie as opções de soluções já existentes em sua corporação e tome conhecimento de novos serviços que podem otimizar processos e diminuir esforços, como os de gestão da informação. Mas também, segue um alerta! Não se encante com fábulas de dinheiro e faça os cálculos com cuidado para não trocar os pés pelas mãos em dívidas.

Em suma, uma vez que você está de posse da mensagem interna e motivadora, da proposição externa e engajadora, do time comprometido com a obtenção dos resultados e da quantia necessária para aquecer a operação e botar em vigor o seu novo plano de negócios, resta apenas uma dica: mãos a obra! 😉

Curtiu esse artigo ou tem alguma consideração sobre a (re)formulação do plano de negócios de sua empresa? Utilize a seção de comentários abaixo e vamos juntos nos equipar de mais informações relevantes para alavancar os resultados de nossos negócios!

A gente se vê na semana que vem!