A adoção do outsourcing de impressão pode ser uma excelente estratégia para empresas que precisam reduzir custos ou desejam se tornar mais competitivas. Ao optar por esse serviço, é possível diminuir gastos sem comprometer a eficiência e produtividade da empresa. Neste artigo, vamos discutir como o outsourcing de impressão pode contribuir para a redução inteligente de custos, permitindo que as empresas economizem sem sacrificar a qualidade do serviço prestado.

O que é outsourcing de impressão?

O outsourcing de impressão nada mais é do que a terceirização completa do processo de impressão e cópia de uma empresa. Este serviço permite que o seu negócio se preocupe menos com a produção e foque em atividades estratégicas. Este serviço tem sido cada vez mais valorizado por seus benefícios, que incluem o aumento da produtividade e uma redução significativa de custos.

Como o outsourcing de impressão ajuda a reduzir custos?

Quando o seu negócio precisa reduzir os gastos por questões econômicas ou estratégicas, o outsourcing de impressão pode ser uma alternativa vantajosa e eficiente.

O primeiro impacto na redução de custos é com a aquisição de equipamentos. Ao optar pelo outsourcing de impressão, sua empresa evita esse gasto já que o aluguel é uma opção mais econômica.

Além disso, o outsourcing representa um custo fixo para a empresa, permitindo um planejamento financeiro mais preciso. Outro grande benefício é a inclusão de serviços de manutenção e suporte no valor fixo mensal. Desse modo, o seu negócio não precisará reservar recursos para despesas imprevistas com a manutenção dos equipamentos.

A empresa também sofre impactos positivos em custos indiretos. Uma das vantagens do outsourcing de impressão é a possibilidade de gerenciar todo o processo e controlar a quantidade de impressões por setor ou colaborador. O gerenciamento permite que a empresa estabeleça metas ou limites de impressão mensais e garanta que sejam cumpridos, além de identificar possíveis excessos ou desperdícios.

Além disso, um fornecedor de outsourcing de impressão competente pode analisar a demanda da empresa e ofertar um serviço personalizado. Ou seja, fornecer equipamentos adequados ao volume e tipo de impressão do negócio, aumentando a eficiência operacional ao reduzir paradas e a necessidade de manutenções frequentes causadas pelo uso inadequado dos equipamentos.

Quais os principais custos reduzidos pelo outsourcing de impressão?

O outsourcing de impressão traz dois grandes benefícios para as empresas: em primeiro lugar, oferece transparência no controle de gastos com impressão, permitindo que se saiba exatamente quanto está sendo investido nesse processo. Em segundo lugar, o outsourcing ajuda a reduzir diversos custos relacionados aos equipamentos, proporcionando economia financeira para a empresa.

Os principais custos reduzidos com o outsourcing de impressão são:

Aquisição de equipamentos

A sua empresa não precisa desembolsar uma grande quantidade de capital para adquirir equipamentos, pois o custo é diluído em parcelas mensais. Isso permite que o capital de giro fique disponível para investimentos essenciais ao negócio, o que representa uma alocação de recursos mais estratégica.

Vale ressaltar que a tecnologia evolui e equipamentos, como computadores e impressoras, recebem atualizações e novas versões constantemente. Com o outsourcing de impressão, o seu negócio tem atualização dos equipamentos garantida sem a necessidade de arcar com custos adicionais para otimizar o parque tecnológico.

Manutenção dos equipamentos

É bastante comum que as empresas gastem mais em manutenção de impressoras e computadores do que o valor inicial investido na aquisição desses equipamentos.

De fato, o custo de manutenção pode se tornar bastante significativo e tende a aumentar ao longo do tempo, à medida que os equipamentos sofrem desgaste devido ao uso constante.

Porém, com o outsourcing, os serviços de manutenção e suporte estão incluídos na mensalidade, o que resulta em uma redução considerável nos custos para sua empresa.

A sua empresa está em busca de reduzir os gastos? O outsourcing de impressão é um excelente começo para a economia do seu negócio! Entre em contato conosco e descubra como reduzir os custos da sua empresa em até 30%.